Bitcoin foi tocado como um novo sistema financeiro, na verdade foi criado para ser uma alternativa depois que o sistema bancário foi exposto para estar cheio de problemas. No entanto, a Bitcoin Trader não chegou nem perto de ultrapassar as moedas fiat como o padrão no qual o mundo opera.

A Bitcoin teve 10 anos de crescimento e adoção para se tornar um novo padrão em finanças, mas, em primeiro lugar, não optou por seguir esse caminho e, em segundo lugar, tem lutado para mostrar seu uso neste sentido. O Bitcoin é muito mais um ouro digital, e um ativo com manutenção, não com gastos.

O bitcoin tem problemas de escala, e tem problemas de volatilidade – quando se olha para ele para ser um novo padrão de gastos. Também carece de adoção e facilidade de uso, e há uma série de outras preocupações que o impedirão de ser uma moeda funcional na sua forma atual.

Mas, do Bitocin, o que se pretende é um ouro digital, e o ouro já foi o padrão antes, será que o Bitocin não poderia se tornar o padrão de uma forma semelhante? Parece improvável, pelas razões expostas acima, que o Bitcoin tenha a capacidade de ser isso agora, mas e no futuro?

Problemas com a Fiat

A razão pela qual vale a pena olhar novamente para o padrão ouro, e até mesmo para um padrão Bitcoin mais futurista, é porque existem problemas inerentes ao domínio financeiro da moeda. Vimos as razões pelas quais o Bitocin veio a ser, quando a crise financeira de 2008 mostrou sua face.

Mas, como está agora com a pandemia de Covid-19, as economias do mundo estão em um caos e há enormes preocupações sobre a viabilidade de algumas moedas fiat. Tem havido uma enorme impressão de dinheiro em todo o mundo, e isto pode levar a uma hiperinflação.

Se isso acontecesse, fixar o valor do dólar, ou de outras moedas, ao padrão Ouro ajudaria a reter o valor do fiat, mas não parece provável que isso venha a acontecer. Como alternativa. Peter Brandt, o comerciante veterano, diz que o mundo está caminhando para direitos de saque especiais com a participação do ouro, mas não para um retorno ao padrão ouro.

Ele previu que no futuro, o mundo recorrerá aos chamados direitos de saque especiais (DSEs) baseados em múltiplas moedas fiat. Os DSEs foram criados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no final dos anos 60 como uma extensão das reservas dos Estados membros. Atualmente, foi emitido o equivalente a cerca de US$281 bilhões, de acordo com os últimos dados oficiais do FMI.

„Predição: O mundo NÃO voltará ao padrão Ouro“, escreveu ele.

„O mundo poderia adotar uma unidade de reserva global ‚SDR‘ formulada, composta de USD, JPY, CNH, EUR, CAD, AUD, GBP, Gold, Silver, Crude Oil. Bitcoin $BTC ou outras criptos NÃO farão parte da cesta“.

Deixando a Bitcoin de fora

Conforme expresso acima, o mercado de Bitcoin não está suficientemente estabelecido para que se torne um salvador do globo, ou de fiat. Mas Brandt também acrescenta outro problema com o bitcoin e o ecossistema.

„Eventualmente, todo o sistema monetário irá evoluir para além do fiat de papel. Mas no curto prazo (10 a 20 anos) a única maneira de sair da dívida dos governos é deflacionar o dólar“, continuou ele.

„Eu apenas me oponho à arrogância da multidão criptográfica para assumir que suas pedras de estimação substituirão todos os fiats“.